JÁ COMEÇOU: Prefeitura de São Paulo criará FabLabs Públicos

24 de febrero de 2015

A Inovação Cidadã começa a transformar-se em política pública! Recentemente, Simão Pedro, Secretário Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo anunciou a instalação de vários FabLabs públicos na cidade neste ano 2015. Este é outro exemplo de novas políticas para o impulso da Inovação Cidadã que a região Ibero-americana está começando a liderar.

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaría de Cultura, vem acompanhando o projeto de Inovação Cidadã desde o seu início no ano 2013, e graças ao seu apoio já temos organizado dois workshops de Inovação Cidadã na cidade paulista, onde trabalhamos em forma colaborativa e aberta documentos que entregamos às Chefas e Chefes de Estado e de Governo nas Cúpulas Ibero-americanas de Panamá e Veracruz.

Com a inauguração destes FabLabs, São Paulo vai gerar as infra-estructuras necessárias para que os seus cidadão/as possam aceder à fabricação digitalizada de protótipos, e por a caminhar a sua criatividade para a produção de objectos que, entre outras coisas, dêem solução a desafios e problemas reais da sua vida quotidiana.

Este ano 2015 o projeto de Inovação Cidadã articulado por Cidadania 2.0 vai estar acompanhando a criação de laboratórios cidadãos em vários países da região, assim como o impulso de políticas públicas que gerem ecossistemas mais favoráveis à IC!